sábado, 23 de janeiro de 2016

Filo Arthropoda (Artrópodes)



Os artrópodes compõem um filo de animais invertebrados, com exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados. Insetos, aranhas, crustáceos e centopeias são exemplos dos tipos de animais que formam esse conjunto de seres vivos. Estima-se cerca de um milhão de espécies registradas que equivale a aproximadamente 85% das espécies de animais conhecidos pelo homem.

http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/caranguejo/caranguejo_8.jpghttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/95/Aiolopus_thalassinus.jpg/240px-Aiolopus_thalassinus.jpghttp://www.agron.com.br/imagens/usuarios/000/000391/topico_32955.jpg


Muitas espécies desse filo possuem um papel no cenário econômico de muitas populações do mundo e também no cardápio exótico de alguns países. Caranguejos, escorpiões, aranhas e alguns insetos são considerados iguarias para certas pessoas. Pode não parecer lucrativo, mas é um mercado que vem crescendo bastante nos últimos 30 anos.

Estrutura

Cada classe de artrópode possui uma estrutura diferente. Porém seguem uma semelhança entre a disposição da cabeça(1), tórax(2) e abdômen(3).

http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/normal_6artrocarc.jpg 

Vale lembrar que alguns possuem a cabeça ligada diretamente no tórax e passam a ter uma estrutura chamada cefalotórax.

Caso queira aprofundar-se no assunto siga o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Artr%C3%B3pode

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Classe Mammalia (Mamíferos)

Mamíferos constituem uma classe de animais vertebrados composto por todos os seres vivos em que as fêmeas possuem glândulas mamárias produtoras de leite. Uma característica única dos mamíferos é a capacidade de brincar. Os jovens mamíferos aprendem quase tudo o que necessitam saber para a sua vida adulta através de brincadeiras, onde as crias experimentam, entre si e com adultos, as técnicas de caça, luta e acasalamento. Alguns exemplos de mamíferos:

 http://media.tumblr.com/tumblr_m86tghdjC71qhva17.jpghttp://www.viamaxi.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Porco.jpghttp://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/cuidados-basicos-com-os-filhotes-de-cachorros4/cuidados-basicos-com-os-filhotes-de-cachorros-11.jpg

Reino Animalia (Animal)

O Reino Animalia é um dos elementos que compõe a divisão Ordem da taxonomia. Nela encontram-se seres que apresentam organismos multicelulares, eucariontes e nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento como fazem as plantas.

http://wp.clicrbs.com.br/pancho/files/2011/04/porcos-web.jpghttp://comocriargalinha.com/wp-content/uploads/2014/10/Galinha-Legorne.jpghttp://www.sempreperfeito.com/wp-content/uploads/2012/01/vaca-holandesa-leiteira.jpghttp://media2.fowcdn.com/assets/frontend/img/55bc22b07fe59.jpghttp://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0s/d4/6a/0sd46a1z3jbrwf5tvpkqusrfl.jpghttp://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2014/05/size_590_camarao.jpg

Podemos encontrar animais em ambientes aquáticos e terrestres. O grupo conta com mais de um milhão de espécies dispostas em mais de 30 filos (são divisões do grupo Animalia onde há animais com características próprias).


A classificação mais conhecida para dividir o Reino Animal é: vertebrados e invertebrados. Porém existem muitos outros grupos, apesar dos invertebrados comporem cerca de 95% das espécies animais.


Apesar de existir mais de 30 filos diferentes, os mais consideráveis para estudo são: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. E cada filo possui formas diferentes de estrutura, obtenção de alimento e reproduzir-se.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Reino Plantae (Plantas)

As plantas forma um grupo da Ordem da taxonomia composto por mais de 400.000 espécies. São caracterizadas por serem seres fotossintetizantes, ou seja, que realizam fotossíntese. As plantas são fundamentais no equilíbrio ecológico e na economia de muitos países. Ter conhecimento sobre sua estrutura e funções facilita no controle e produção dos mesmos.

 http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/09/mamonas-do-bem/imagehttp://www.invivo.fiocruz.br/media/cafezalredu.jpghttp://www.mensagenscomamor.com/images/jpgs/img/g/girassol.jpghttp://clickmtnews.com.br/wp-content/uploads/2016/01/plantac3a7c3a3o-de-milho-300x200.jpg

Por muito tempo as plantas estiveram exclusivamente no fundo dos Oceanos, levou milhões de anos para que conquistassem o ambiente terrestre. Isso ocorreu devido a diversas adaptações pela quais passaram

Estrutura

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixGOVQI4-FLe62lQBD4yD9SoUtVTAZVh8EXfycTwNVx04OohJll3B6YH8ObpppAq-V0H1aSOnCpWKKcXubvJWowXp9xwez3fimyhZVMeQunIiW6BPYgzjTesWEIErSFjBjs7DUkZxWgCDl/s1600/planta2.jpg 

A raiz da planta tem função de sustentar e absorver nutrientes e água do solo. O caule é responsável por dar sustentação à copa das árvores e transportar a seiva elaborada e bruta produzidas pelas plantas. As folhas são responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação da planta (pois é... as plantas respiram e se alimentam também). As flores são as estruturas reprodutoras das plantas e os frutos é a consequência da fecundação das flores. O fruto é o embrião da planta, responsável por novos indivíduos. 
Nem todas as plantas comportam-se da mesma maneira. Mas as que trabalharemos no blog possuem essa estrutura que é específica das angiosperma.

Alimentação

As plantas realizam sua alimentação através da fotossíntese. Com o auxílio da energia do Sol (capturada pelas folhas) e com a absorção de água, sais minerais (absorvido pela raiz) e gás carbônico ou dióxido de carbono ( CO2) as plantas produzem glicose ( um tipo de açúcar que as servem de alimento ).

fotossintese.jpg 


Reprodução

A reprodução das plantas ocorrem de diversas formas, mas nós iremos trabalhar mais com as angiospermas. Neste caso os frutos são os grandes responsáveis pelo surgimentos de novas plantas da mesma espécie.

Abaixo deixo alguns links para aprofundar no assunto (opcional):
https://www.youtube.com/watch?v=1ra4GNjN2jQ
https://www.youtube.com/watch?v=32APEX2Ikeg
https://www.youtube.com/watch?v=5vv-4EYxD6Q
http://planetabiologia.com/reino-plantae-resumo-caracteristicas-classificacao-dos-vegetais/
http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-plantae

Reino Fungi (Fungos)

São mais conhecidos como mofos e bolores, mas não é apenas isso. O Reino Fungi é um grupo da taxonomia pertencente à divisão Reino.
Há diversas espécies, mais de 200.000, encontradas nos mais variados locais. Alguns exemplos de fungos que têm um grande papel no mercado e na vida das pessoas são:
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTiG8XidQ4zz3SZJsSI6MCj7oHrXoABaR1LgryM1y4Gp-qkYRY1U4iFfOkhpile72tV_pmFehM9LjtPXxehqtplndlL6FUBd6seQMyr0trZDM2cUN339S_e0XAGprLBdHfEkW6SJfWkywz/s1600/632752_29563735.jpg 
Fermento Biológico 

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/trufas-450x376.jpg 
Trufa

http://files.agcogumelos.webnode.com.br/200000285-7fcf780ca4/cogumelos%20fatiados.jpg 
Champignon 

Os fungos podem viver como saprófagos ou predadores. No primeiro caso os fungos obtêm seu alimento decompondo organismos mortos, e no segundo caso eles capturam pequenos animais e deles se alimentam.

Eles podem ser aeróbios, realizam respiração, ou anaeróbios e realizam fermentação.Os que realizam a fermentação são utilizados para a produção de bebidas alcoólicas, no processo de preparação do pão e também de alguns tipos de queijo.
Fungos também podem ser causadores de doenças conhecidas como micoses.


Estrutura

 

A parte que fica para fora do substrato de cultivo é denominado corpo de frutificação, responsável pela reprodução do cogumelo. Os micélios são emaranhados de hifas e as estas são responsáveis pela sustentação e decomposição de organismos no solo para alimentação do fungo.


Alimentação

Os fungos, através da hifas, secretam uma substância chamada exoenzima no solo que são responsáveis por digerir as moléculas orgânicas do ambiente para que sejam absorvidas. O mícélio se estenderá até onde encontrar matéria orgânica para se decompor.

Reprodução

O surgimento de novos fungos pode ocorrer de várias formas que são sexuadas ou assexuadas. Não vou me conter em explica-las mas vou dar um aparato superficial para um entendimento simples e pleno.
Os mícélios podem ser separados e tornarem-se novos indivíduos dando origem à outros micélios. Os fungos com corpo de frutificação podem liberar esporos ao seu redor e dar origem à novos organismos. E também através da junção de dois mícélios pertencentes à fungos próximos podem gerar novos indivíduos.

Gostaria de lembrar que fungos não são plantas. As plantas pertecem ao Reino Plantae e os fungos à outro. Por um bom tempo os cientistas consideraram fungos como plantas, porém com estudos mais recentes sobre a estrutura dos fungos puderam notar que possuem características diferentes.

Abaixo estão alguns links para aprofundar no assunto (opcional):

http://www.estudopratico.com.br/reino-fungi/
http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/
http://planetabiologia.com/reino-fungi-caracteristicas-gerais/

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Taxonomia (Classificação Científica)



Para compreender bem os artigos dispostos neste blog é preciso ter conhecimentos básicos de biologia. E hoje falarei sobre a hierarquia da classificação científica dos seres vivos.

A classificação científica (também chamada taxonomia) é a forma que os cientistas organizam e categorizam os seres vivos. Lembre-se de que, além dos animais, as plantas também compõem esse agrupamento. 



  • Reino:  Os organismos vivos podem pertencer a  6 reinos diferentes – Vírus, Monera, Fungos, Plantas, Animais e Protista.
  • Filo: Os filos mais presentes no blog são Algae, Mycophyta, Bryophyta, Tracheophyta, Chordata, Protozoa, Mollusca, Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.
  • Classe: Há diversas classes de animais que depende de cada filo, sendo as mais relevantes: Mamíferos, Aves, Peixes, Répteis, Anfíbios e as dos Artrópodes.
  • Ordem: É a divisão que agrupa famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhanças. A partir desse táxon ( cada divisão da classificação chama-se táxon) os nomes podem variar de acordo com os valores das secções anteriores.
  • Família: Agrupa gêneros de características semelhantes.
  • Gênero: Agrupa espécies de características extremamente semelhantes.
  • Espécie: É a definição concreta de um ser vivo.

Para deixar mais claro esse assunto vamos usar como exemplo a taxonomia do ser humano:

Reino: Animal (Animalia)
Filo: Cordado (Chordata)
Classe: Mamífero (Mamalia)
Ordem: Primata
Família: Hominídeo (Hominidae)
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Subespécie: Homo sapiens sapiens

Observe que os três primeiros táxons são bem generalizados e fáceis de definir, porém quanto mais próximo chegamos da definição da espécie mais variedades de nomes encontramos. Não precisamos conhecer todos os nomes da taxonomia, mas seu funcionamento básico é fundamental para que o verdadeiro fazendeiro saiba como cuidar, tratar e lucrar com cada tipo de ser vivo.
Obs: Os nomes taxonômicos são escritos em latim devido a uma série de fatores, sendo a mais importante o fato de ser uma língua “morta” não haver mais mudanças na grafia das palavras, isso torna mais fácil para os cientistas compartilharem informações a respeito de um determinado ser vivo com uma linguagem única e globalmente aceita.

Abaixo estão links de aprofundamento no assunto (opcional):

https://www.youtube.com/watch?v=KHEv1D5A8Gc
https://www.youtube.com/watch?v=zb_4ij4gwx0
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABo7UAC/taxonomia-importancia-metodo
http://classificacao-dos-seres-vivos.info/taxonomia-e-sistematica.html