Há diversas espécies, mais de 200.000, encontradas nos mais variados locais. Alguns exemplos de fungos que têm um grande papel no mercado e na vida das pessoas são:
Fermento Biológico
Trufa
Champignon
Os fungos podem viver como saprófagos ou predadores. No primeiro caso os fungos obtêm seu alimento decompondo organismos mortos, e no segundo caso eles capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Eles podem ser aeróbios, realizam respiração, ou anaeróbios e realizam fermentação.Os que realizam a fermentação são utilizados para a produção de bebidas alcoólicas, no processo de preparação do pão e também de alguns tipos de queijo.
Fungos também podem ser causadores de doenças conhecidas como micoses.
Fungos também podem ser causadores de doenças conhecidas como micoses.
Estrutura
A parte que fica para fora do substrato de cultivo é denominado corpo de frutificação, responsável pela reprodução do cogumelo. Os micélios são emaranhados de hifas e as estas são responsáveis pela sustentação e decomposição de organismos no solo para alimentação do fungo.
Alimentação
Os fungos, através da hifas, secretam uma substância chamada exoenzima no solo que são responsáveis por digerir as moléculas orgânicas do ambiente para que sejam absorvidas. O mícélio se estenderá até onde encontrar matéria orgânica para se decompor.Reprodução
O surgimento de novos fungos pode ocorrer de várias formas que são sexuadas ou assexuadas. Não vou me conter em explica-las mas vou dar um aparato superficial para um entendimento simples e pleno.Os mícélios podem ser separados e tornarem-se novos indivíduos dando origem à outros micélios. Os fungos com corpo de frutificação podem liberar esporos ao seu redor e dar origem à novos organismos. E também através da junção de dois mícélios pertencentes à fungos próximos podem gerar novos indivíduos.
Gostaria de lembrar que fungos não são plantas. As plantas pertecem ao Reino Plantae e os fungos à outro. Por um bom tempo os cientistas consideraram fungos como plantas, porém com estudos mais recentes sobre a estrutura dos fungos puderam notar que possuem características diferentes.
Abaixo estão alguns links para aprofundar no assunto (opcional):
http://www.estudopratico.com.br/reino-fungi/
http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/
http://planetabiologia.com/reino-fungi-caracteristicas-gerais/
0 comentários:
Postar um comentário