sábado, 23 de janeiro de 2016

Filo Arthropoda (Artrópodes)



Os artrópodes compõem um filo de animais invertebrados, com exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados. Insetos, aranhas, crustáceos e centopeias são exemplos dos tipos de animais que formam esse conjunto de seres vivos. Estima-se cerca de um milhão de espécies registradas que equivale a aproximadamente 85% das espécies de animais conhecidos pelo homem.

http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/caranguejo/caranguejo_8.jpghttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/95/Aiolopus_thalassinus.jpg/240px-Aiolopus_thalassinus.jpghttp://www.agron.com.br/imagens/usuarios/000/000391/topico_32955.jpg


Muitas espécies desse filo possuem um papel no cenário econômico de muitas populações do mundo e também no cardápio exótico de alguns países. Caranguejos, escorpiões, aranhas e alguns insetos são considerados iguarias para certas pessoas. Pode não parecer lucrativo, mas é um mercado que vem crescendo bastante nos últimos 30 anos.

Estrutura

Cada classe de artrópode possui uma estrutura diferente. Porém seguem uma semelhança entre a disposição da cabeça(1), tórax(2) e abdômen(3).

http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/normal_6artrocarc.jpg 

Vale lembrar que alguns possuem a cabeça ligada diretamente no tórax e passam a ter uma estrutura chamada cefalotórax.

Caso queira aprofundar-se no assunto siga o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Artr%C3%B3pode

0 comentários:

Postar um comentário